top of page
Foto do escritorAmarildo Fernandes Rubia

PAZ

Atualizado: 8 de fev. de 2024

Desfrutar da presença do ser.


Como ter paz enquanto se carrega a culpa pelo passado, quando não se está satisfeito com o presente e não se bota fé no futuro? Enquanto sentimos nossa segurança ameaçada pelo que ocorre ao nosso redor e pelas notícias ruins que chegam do outro lado do mundo?

Tais indagações revelam o quanto a falta de autoconhecimento contribui para a instalação de conflitos internos e de relacionamentos interpessoais hostis. Isso vem tolhendo o desenvolvimento de nossa vocação humana, privando-nos da realização de nossos propósitos espirituais. Sentimo-nos constantemente ameaçados, surpreendidos por acidentes naturais, crimes, crises econômicas e políticas, conflitos familiares e mundiais...

Concentramos nossa atenção na busca de uma paz condicionada por fatores externos, esquecendo de cultivá-la em nós. Contudo, essa paz está condicionada às nossas conquistas sociais e políticas, ao conjunto de medidas que preveem ações visando à segurança pública e de garantias dos direitos humanos. Como membros da sociedade, somos corresponsáveis pelo cumprimento e pelo aprimoramento de tais medidas, visando estabelecer e manter um convívio pacífico entre todos. No entanto, como não temos um controle individual sobre tais fatores, essa paz permanece sob uma permanente tensão.

Todavia, há uma paz sobre a qual podemos exercer um controle pessoal. Um estado de espírito condicionado por fatores internos, que aprendemos a administrar pelo autoconhecimento, a expressar pela serenidade, a compartilhar pela afetividade e a oferecer pelo altruísmo. Uma paz que somente pode ser plantada e cultivada por cada um, mas cujos frutos podem ser colhidos por todos a nossa volta.


Vivência: Meditação


A- Preparando-se para meditar


1- Pense no objetivo que deseja alcançar por meio da meditação.

Se o seu único propósito for passar alguns minutos diários sentindo-se presente no corpo, sem preocupar-se com tudo o mais que tem para fazer, isso já é o suficiente para começar.


2- Encontre um lugar sem distrações e garanta que não seja interrompido.

Quando estiver iniciando, principalmente, é importante eliminar do ambiente qualquer sensação que possa distraí-lo ou algo que venha interrompê-lo.


3- Acomode-se de maneira confortável.

Se achar que sentar sem se apoiar a um encosto provoca dor nas costas, sinta-se à vontade para usar uma cadeira. Tente estar presente no corpo e manter uma postura reta o máximo possível enquanto se sentir confortável e, então, encoste um pouco na cadeira até estar pronto para retomar a postura anterior.


4- Use roupas confortáveis.

Tipos de roupas soltas e que permitem a transpiração, são a melhor escolha.


5- Escolha um momento quando estiver se sentindo confortável.

Faça um lanchinho se estiver com fome, use o banheiro se precisar e assim por diante.


6- Estabeleça uma frequência regular e reserve um tempo compatível.

É bom assegurar que a prática de meditação seja disciplinada e adaptada as suas possibilidades. O importante é manter a regularidade, dentro do seu ritmo. Comece aos poucos, com sessões de 3 a 5 minutos, e vá aumentando até chegar a um período de meia hora ou até mais


B- Meditando


1- Inicie com um relaxamento físico e mental.

Feche os olhos e repita algumas vezes uma respiração profunda e pausada, à medida que vai gentilmente dando comandos para relaxar as diferentes partes do seu corpo (preferencialmente dos pés à cabeça). Não de atenção aos seus pensamentos, simplesmente observe-os sem julgamentos.


1- Entregue, confie, aceite e agradeça.

Abdique do controle, abandone as preocupações, liberte-se das expectativas, deixe-se apenas conduzir em estado de profunda gratidão.


2- Se a atenção se desviar da respiração, traga-a de volta.

Sempre que perceber o mundo exterior se infiltrando, não entre em pânico, apenas ignore-o. Em vez disso, volte sutilmente o foco para a sensação da respiração no corpo e deixe os pensamentos esvanecerem novamente.


3- Lentamente vai saindo do estado meditativo.

Vai retomando o ritmo normal da respiração, movimento levemente cada parte do seu corpo, até voltar a abrir seus olhos e retomar a consciência plena do ambiente a sua volta.


C- Sugestão.


- Assim que se sentir plenamente consciente, registre a sua vivência, de preferência, num diário. Não tente explicá-la, pois é desnecessário e inoportuno. O importante é não perder os insights e dar vasão às emoções e sentimentos. As vezes, basta uma palavra, uma imagem..... Contudo, registre-a, mesmo que não tenha sentido nada.

Obs. Não se preocupe se não perceber nada de especial. Confie no processo, pois os resultados podem estar ocorrendo num nível para o qual ainda não tenha focado sua atenção ou desenvolvido a percepção necessária.


Fonte: adaptação pt.wikihow.com/meditar-para-iniciantes e meditartransforma.com/meditacao-para-iniciantes


Materiais de apoio:

1- Citações: fontes: www.citador.pt/ e www.pensador.uol.com.br


- Nunca poderemos obter paz no mundo exterior até que consigamos estar em paz com nós próprios. Lama, Dalai


- A paz é a maior arma para o desenvolvimento que qualquer povo pode ter. Mandela, Nelson


- Silêncio. Assim é a verdade de quem consegue ser quem é. Em paz, assim ama quem vive de forma autêntica. José Luís Nunes Martins


- Quem vive em paz, vive mais tempo. Gracián y Morales , Baltasar


- A paz. Procura-a. Mas uma paz que te trespasse todo e não a que te descanse apenas à superfície como a um pedinte que dorme num banco de jardim. Ferreira, Vergílio


- “Na Paz e tranquilidade do seu Ser encontras as respostas para todas as suas dúvidas e inquietações.“ Confucio


- Siga o exemplo das montanhas: Mantenha-se sereno e quieto, mesmo diante de tempestades e intempéries. Conte até dez antes de agir. Se não for suficiente, conte até cem ou até mil. jeanrosana


- Poucas vezes me senti tão bem. Não estou radiante de felicidade, mas estou sereno. Caio Fernando Abreu


2- Músicas:

- A Paz – Gilberto Gil

- Minha Alma (A paz que eu não quero ter) – O Rappa

- Quero Paz – Roberto Carlos


3- Filmes:

- Gandhi

- Rapsódia em Agosto



4- Conto:

1- Buscando a Paz


Havia uma vez um rei que ofereceu um grande prêmio àquele artista que pudesse captar numa pintura a paz perfeita. Muitos artistas então tentaram expressar a paz. O rei observou e admirou todas as pinturas, mas somente houve duas pinturas que ele gostou e teve que escolher entre elas.

A primeira era um lado muito tranquilo. Este lago era um espelho perfeito onde se refletiam umas plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre essas se encontrava um céu azul com tênues nuvens brancas. Todos que olhavam para essa pintura pensaram que esta refletia a paz perfeita.

A segunda pintura também tinha montanhas. Mas, essas eram escabrosas e descobertas. Sobre elas havia um céu furioso do qual saia um impetuoso aguaceiro com raios e trovões. Montanha abaixo parecia retumbar uma forte e espumosa torrente de água. Tudo isso não se revelava nada pacífico.

Mas, quando o rei observou cuidadosamente, ele viu atrás da cascata um delicado arbusto crescendo na fenda de uma rocha. Nesse arbusto se encontrava um ninho. Ali, em meio ao rugir da violenta queda d’água estava sentado placidamente um passarinho no seu ninho...

- Paz perfeita...?

- Qual pintura você acredita a que foi ganhadora?

O Rei escolheu a segunda. Mas, por quê?

O rei explicou: ‘Paz não significa estar num lugar sem barulho, sem problemas, sem trabalho duro ou sem dor. Paz significa que, apesar de estar em meio a todas essas coisas a gente consiga permanecer calmos dentro do nosso coração. Este é o verdadeiro significado da paz’.

(autor desconhecido)


5- Poesia: Paz


- Como ter paz

Sendo perseguido pelo passado?

Se a cada esquina que dobro

Eu me dou de frente com ele?

Se em cada lugar em que me escondo

por ele sou encontrado?

- Na verdade é você que o carrega,

culpando-se pelo que fez e deu errado.

Extraia dele tudo que lhe fez bem

e o terá como seu aliado.


- Como ter paz

Sendo cobrado pelo futuro?

Se toda manhã acordo pensando

se vou dar conta de tudo?

Se aquilo que eu conquisto hoje

não me garante um amanhã seguro?

- Na verdade você projeta sua dúvidas

como quem vai atirando no escuro.

Plante apenas a semente do hoje

e confie na colheita do fruto maduro.


- Como ter paz

sendo ameaçado pelo presente?

Se na rua posso ser vítima de uma bala perdida

Ou ser assaltado por um delinquente?

Se mesmo em casa o perigo é constante

e nada me protege de uma tragédia eminente?

- Na verdade o risco que você corre

vem do medo que nasce em sua mente.

Serene diante de tudo que o perturba,

e encontrará uma paz permanente.


Amarildo Fernandes Rubia


6- Questões para encontrar suas respostas:


01- Comente a citação de Ferreira, Vergílio – “A paz. Procura-a. Mas uma paz que te trespasse todo e não a que te descanse apenas a superfície como a um pedinte que dorme num banco de jardim.”


02- Há algo que vem sendo recorrente em sua vida em razão de requerer de você mais serenidade do que conhecimento?


03- A seu ver por que é tão difícil encontrarmos a paz em nós mesmos?

04- Cie duas razões para a paz ser um pressuposto para o desenvolvimento?


05- O que mais contribui para tirar você do estado de paz?


06- Como você vem contribuindo para a paz nos ambientes que frequenta?


07- Cite, ao mesmos, quatro benefícios que a prática da meditação tem proporcionado a você?



Obs. Use o Blog para compartilhar suas considerações sobre sua vivência.







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GRATIDÃO

ALTRUÍSMO

PERTENCIMENTO

Comments


bottom of page