top of page
Foto do escritorAmarildo Fernandes Rubia

VIVA

Atualizado: 9 de fev. de 2024

Dê à luz a uma nova e melhor versão de si mesmo.

      O Projeto VIVA – Vivenciando Valores, Valorizando a Vida - tem como seu principal objetivo contribuir para a formação de um novo perfil de ser humano, plenamente integrado consigo mesmo, com o outro, com o seu ambiente e com sua espiritualidade.  Um ser humano capaz de se relacionar de modo saudável, a administrar sua vida sobre o preceito da sustentabilidade e a valorizar a vida em todas suas formas e dimensões, integrando seus aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.                  Fundamenta-se na prática cotidiana de valores humanos, convidando a todos a participar de uma sequência de vivências que visa, não só auxiliar o processo de desenvolvimento pessoal, mas contribuir para promover melhor integração entre as pessoas, aprimorar as condições de convívio social, estreitar nossos laços com o meio ambiente e nos despertar para a dimensão espiritual da existência. Esse convite contará com vários recursos, que servirão de materiais de apoio às vivências, como: citações de autores diversos, fábulas e contos, sugestões de músicas e filmes. Complementando, finaliza-se com poemas e a formulação de algumas questões provocativas. São diversas abordagens, buscando sensibilizar as pessoas pela via que mais as motivem a refletir e a se mobilizar para agirem em prol de si mesmas e da comunidade onde vivem.

         Na fase atual da humanidade busca-se superar o contexto de crise que ameaça as condições de vida na Terra e a própria sobrevivência de nossa espécie, investindo-se na emergência de um novo paradigma civilizatório, na construção de um novo ser humano, não mais pautado pela violência, pela competição e pelo egoísmo, mas pelo respeito, pela cooperação e pelo altruísmo, a fim de atribuir mais dignidade a sua vida e encontrar um melhor sentido para sua caminhada evolutiva.    

Os valores humanos são norteadores de conduta pessoal, refletindo na vida em sociedade, por favorecerem a construção e a sustentação de relacionamentos que promovem um convívio saudável entre as pessoas, assim como um melhor conhecimento sobre si mesmas. De posse desses valores, passa-se a administrar os problemas com mais equilíbrio e a propor soluções coletivas com bom senso, os indivíduos se mobilizam para serem solidários entre si na busca de satisfazer suas necessidades físicas, emocionais, mentais e espirituais, bem como a agir com mais criatividade e confiança.      

        Dentre os diversos benefícios das vivências em valores humanos, incluem uma maior integração entre aqueles que compõem um mesmo ambiente, fazendo com que este se torne mais fraterno e gere maior bem-estar. Tais benefícios, estendem-se para os nossos relacionamentos com os demais seres vivos, contribuindo para a sustentabilidade de nossos recursos e ecossistemas e para a plena valorização da vida, em suas dimensões material e espiritual. A prática dos valores humanos visa garantir a todos, indiscriminadamente, o direito de desenvolver plenamente seus potenciais, exercer suas atividades com prazer, atender todas as suas necessidades com dignidade e desfrutar a vida com gratidão e responsabilidade.               Foram selecionados valores representativos dos âmbitos de nossas relações intrapessoal, interpessoal e transpessoal, dispostos numa sequência que favorece o desenvolvimento e a interação pessoal. Todos os valores se complementam e adquirem mais sentido quando vistos de uma perspectiva em que se encontram integrados num todo. Com tudo, por questões metodológicas, o programa está dividido em três etapas, para que seja compreendido .


Etapa I


Trabalha com valores humanos envolvendo relações intrapessoais. São apresentados no início pela analogia com os primeiros meses de uma gestação, por ser o período em que o embrião se desenvolve e é mais suscetível às influências do ambiente. Assim como é necessário a formação de um feto fisicamente saudável, é necessário construir relações intrapessoais saudáveis, capacitando o indivíduo a desenvolver-se emocional, mental e espiritualmente, para viver de forma plena e autêntica. Cada um desperta para sua verdadeira identidade, tornando-se protagonista da sua história, descobrindo recursos internos que o ajuda a desenvolver seus potenciais e superar suas fragilidades.

Apresenta valores como o Autoconhecimento, visando, principalmente, melhorar o referencial de identidade do indivíduo, a sua noção de EU. Fazê-lo reconhecer e agir segundo a sua singularidade e o seu poder pessoal; para agir com autonomia e a fazer escolhas mais conscientes, bem como a gerenciar satisfatoriamente suas emoções. O valor da Autoestima, levando o indivíduo a amar a si mesmo, a adquirir autoconfiança para vencer seus desafios, valorizar e desenvolver seus potenciais criativos e atrair experiências positivas para sua vida. O valor da Humildade, para que passe a admitir suas limitações, reconhecer seus pontos vulneráveis e relativizar sua auto importância, sem deixar de impor suas qualidades. E o valor da Autorrealização, orientando o indivíduo a focar sua atenção na realização daquilo que revela sua essência e lhe proporciona sentido e significado a sua vida, de modo a se revelar como um ser pleno e autêntico em tudo o que faz.


Etapa II


     Inclui os valores que visam aprimorar as relações interpessoais, aprofundando os vínculos entre o EU e o OUTRO, da mesma forma que enriquece o autoconhecimento de cada um. Tem a finalidade de gerar mais empatia, ampliar o círculo de amizades, promover maior comprometimento com a sustentabilidade do bem comum, bem como as trocas de experiências proporcionadas pelo rico legado oferecido pela diversidade com que cada um contribui para o desenvolvimento de todos.

Trabalha o valor do Respeito, por meio de vivências que leve o indivíduo a valorizar o outro por ser quem ele é, a aceitar suas diferenças, a tratá-lo com justiça e reconhecer igualmente os seus méritos . O valor da Afetividade, levando um ao outro a se tratem com gentileza e empatia, a demonstrarem apreço e carinho, a dar atenção e oferecer apoio emocional e espiritual. Com o valor da Cooperação, demonstrando disponibilidade de servir uns aos outros, afim de serem prestativos e solidários, de aprender a trabalhar em grupo, de compartilhar seus recursos pessoais. E com o valor da Responsabilidade, conscientizando o indivíduo da necessidade de se comprometer com o desenvolvimento da coletividade, com os compromissos que assume perante si e os outros e de responder pelas consequências de suas escolhas, evitando, assim, de negligenciar sua vida e delegar aos outros o que lhe cabe fazer.


Etapa III


        Esta etapa apresenta os valores transpessoais, visando ampliar e transcender os limites da perspectiva e compreensão individual. Faz cada um se dar conta de que não está separado do outro e da natureza e, assim, passa a se identificar com cada ser a sua volta, compreendendo que toda manifestação da vida se dá em um todo orgânico, onde tudo influencia a todos, de modo que não há como conquistar uma vida plena ignorando aspectos que transcendem as crenças que restringem nosso desenvolvimento.

O valor do Pertencimento faz com que o indivíduo se sinta parte de algo que o transcende, onde estão fincadas, não apenas suas raízes espirituais, mas também o lugar que o acolheu ao nascer, seus ancestrais e sua cultura, tanto quanto onde vive e se sente seguro para ser quem é e para contribuir com a realização do seu propósito de vida. O valor do Altruísmo faz com que o indivíduo a acha por empatia, a desapegar-se da visão centrada em si mesmo para se oferecer a favor do bem comum, abraçando uma causa superior e oferecendo-se voluntariamente para atender as necessidades do próximo e do meio que o circunda. O valor da Gratidão chama a atenção para a importância de nos sentirmos gratos pelo ser que somos, pela nossa saúde, por tudo que temos, por tudo que podemos desfrutar da vida, pelas oportunidades oferecidas a nós a cada dia, pelo amor e as bênçãos que nos são dirigidas. Assim, passamos a reverenciar mais o sagrado, a dar mais valor à vida e a compartilhar a celebração de nossas conquistas. E o valor da Paz, que salienta o bem-estar que um estado de serenidade nos proporciona, trazendo evidências de que não precisamos temer acompanhar o fluxo natural da vida, mas que podemos com ele nos harmonizar, seguros de que, ao nos conectarmos conscientemente com o Todo que nos transcende, seremos sempre amados e não nos faltará meios de atender dignamente todas as nossas necessidades.


        O Logotipo do Grupo VIVA é baseado na Teoria dos Conjuntos, representado pelo Diagrama de Venn. Sendo assim, cada círculo representa um conjunto e os espaços de interseções representam as relações entre os conjuntos. Os três conjuntos se integram num todo, revelando um centro ao qual todos pertencem e que, ao mesmo tempo, os transcendem.

       O círculo vermelho representa o EU, e contém os elementos que caracterizam a singularidade da psique de cada pessoa.

     O círculo laranja representa a singularidade do OUTRO. Pode corresponder a uma pessoa específica ou a uma representação de um grupo de pessoas. A interseção entre os círculos vermelho e laranja mostra que em nossos relacionamentos mantemos nossas individualidades e identificamos elementos em comum com todos, revelando uma mesma origem, assim como um vínculo que nos mantém integrados uns com os outros.

       O círculo verde representa o AMBIENTE, contendo a diversidade de seres que o compõe, mas também o conjunto que representa toda a sociedade. As interseções do ambiente com os círculos vermelho e laranja, demonstram que com ele nos relacionamos de forma intrínseca. Portanto, todos nós influenciamos e somos influenciados pelo ambiente onde nos encontramos, participando de um todo orgânico.

        A pirâmide, localizada no centro, demarca a interseção que integra todos os conjuntos. Essa interseção está representada tridimensionalmente para demonstrar que se trata de uma dimensão que transcende o plano de nossas perspectivas individuais. Uma dimensão espiritualmente presente em todos os conjuntos e a qual todos estamos vinculados e nos sentimos pertencer.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GRATIDÃO

PAZ

ALTRUÍSMO

Comments


bottom of page