top of page
Foto do escritorAmarildo Fernandes Rubia

COOPERAÇÃO

Atualizado: 30 de ago. de 2021

Agir em colaboração com todos.


Se o princípio da vida fosse a competição, chegaria a um ponto em que haveriam tantos elos perdidos que não seria mais possível unir os elementos que a sustentam, sobreviver às condições instáveis de um ambiente sob o qual não teria como exercer qualquer controle. Caso não tivesse sido extinta, é provável que ainda estivesse estagiando em formas primitivas, simples e de pouca variabilidade. Seria inconcebível a existência da espécie humana. O egoísmo de uma espécie poderia deflagrar a extinção de toda a vida, ainda no berço de sua origem.

A natureza se serve da competição como um recurso para promover a seleção natural, não como um fim em si mesma. A seleção natural, por sua vez, age para encontrar uma relação de estabilidade entre as espécies e os recursos disponíveis no ambiente. Competindo indefinitivamente pelos mesmos recursos, estes teriam se esgotado em pouco tempo, inviabilizando o suprimento requerido pelos seres vivos. Contudo, esse colapso é evitado pelo princípio da cooperação, privilegiando as espécies capazes de consumir os recursos sem esgotá-los, de extrair deles melhor proveito, como também de ocuparem novos nichos. Assim, foram sendo selecionadas espécies que adequaram melhor as relações entre seus indivíduos e com outras espécies, que aprimoraram a maneira de se organizarem e garantirem a sustentabilidade de seu modo de vida. Com isso, aumentou consideravelmente a complexidade e a diversidade dos seres vivos, a ponto de viabilizar o surgimento da nossa espécie.

Como membros da natureza, também precisamos eleger a cooperação como princípio de vida, caso queiramos sobreviver como espécie e evoluirmos, a ponto de atingirmos nossa maturidade espiritual. Os efeitos da nossa indiscriminada exploração dos recursos do planeta, há muito tempo vêm dando mostras da insustentabilidade da competição como modelo de vida. Pelos palcos do planeta, nossa sociedade vem apresentando shows de injustiças, em que atos de solidariedade são quadros isolados, escassos e de curta duração. Mas, a audiência está diminuindo e está cada vez mais difícil cobrir os custos. Precisamos agir em parceria com as outras espécies, adotando a cooperação como tema central de nossas vidas; deixar de sermos artistas de uma companhia de concorrência desleal e ameaçadora, para nos unirmos à companhia de todos os outros artistas, representando nosso verdadeiro papel no espetáculo da vida.


Vivência: Missão (Im)Possível


A- A missão:


No centro da cidade está situado a Sede de um grande complexo termonuclear. Há muito tempo abandonado e sem manutenção, o complexo acabou entrando em colapso e ameaça explodir.

Para evitar a explosão é preciso desligar o sistema controlador do complexo. Ocorre que, como forma de evitar sabotagem, o Presidente do complexo desenvolveu um sistema de desligamento nos moldes de um quebra cabeça. Acontece que este mesmo sistema também aciona um mecanismo de autodestruição, caso o quebra cabeça não seja completado ou demore para ser montado.

O quebra cabeça é um código e suas peças foram misturadas e divididas em cinco envelopes. Cada envelope foi enviado para um gestor diferente, responsável por guardá-lo, sem conhecer o seu teor.

Os envelopes só podem ser abertos durante o desligamento, pois em contato com o ar as peças se apagam em 15 minutos. Se o quebra cabeça não for montado nesse prazo o complexo explodirá.

O quebra cabeça deverá ser montado sobre uma mesa, com cinco cadeiras e equipada com um leitor óptico. Cada cadeira deve ser ocupada por um dos cinco gestores. O leitor óptico, assim que ler o código, desliga o sistema.


B- Instruções:


- preparar um local para ser a Sede do Complexo Termonuclear (arrumar uma mesa, cinco cadeiras e improvisar um leitor óptico).


- formar um grupo de 6 pessoas (uma para ser o Presidente e cinco para serem os Gestores).


- arranjar um quebra cabeça (escolhido pelo Presidente) e cinco envelopes.


- embaralhar as peças do quebra cabeça, separando e lacrando-as nos envelopes.


- entregar os envelopes aos gestores e marcar um dia e horário para comparecerem na Sede e desligarem o sistema.

Materiais de apoio:

1- Citações: fontes: www.citador.pt/ e www.pensador.uol.com.br

- A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarem todos. (Virginia Burden)


- Um dos maiores valores de uma organização, é o seu capital de cooperação. (João Alberto Catalão)


- Tornamo-nos mais fortes quando descobrimos o poder da cooperação. (João Alberto Catalão)


- “Equipe é um grupo de pessoas que buscam o mesmo objetivo, com dedicação e cooperação total a realização de todos.” (Aryanne Andrade)


- O melhor relacionamento com os homens é aquele que lhe propõe uma melhoria de vida, seja por meio de bons conselhos ou por cooperação pessoal. (Helgir Girodo)


- O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir. (Pietro Ubaldi)


- Companheirismo não é estar junto apenas, é também colaborar com o outro, para que juntos possam vencer os desafios. (André Suhanov)


- A amizade é resultado da somatória de um companheirismo, que existe para a vida toda. (RafaelSouzahn)


- Abra bem os olhos e faça algo para melhorar. Alie-se a pessoas que busquem o crescimento mútuo, ou então estará fadado a andar em círculos, comer a própria poeira e jamais sair do lugar. (Leila Antonelli)


- Ninguém é tão bom o suficiente para crescer sozinho. (Ismar Viana


2- Músicas:

- Artistas da Vida (Gonzaguinha)

- Novo Tempo (Ivan Lins)

- Vamos dar as mãos (Antonio Marcos)


3- Filmes:

- Intocáveis

- Os filhos do paraíso


4- Fábula:

A Lição do Rato

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!

A galinha disse: – Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse: – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! – Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.

O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: – O que? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então, o rato voltou para casa, abatido para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. Mas, no escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. A cobra acabou picando a mulher… O fazendeiro teve que levá-la imediatamente ao hospital. Contudo, ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. Então, o fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la e para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. Todavia, a mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro, então, sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.



5- Poesia:


COOPERAÇÃO


Há algo que você desejou fazer,

Mas sozinho não conseguiu realizar?

Ou algo que não encontrou alguém

Que se dispusesse a lhe ajudar?

Há algo que você podia ter feito

Por alguém que veio lhe procurar?

Ou algo que alguém deixou de fazer

Porque você se recusou a cooperar?


Caso a vida fosse uma corrida

Esperando alguém ganhar,

Na chegada haveria uma cruz

Para o vencedor carregar.

Pois a vida não é uma disputa

E sim uma estrada a se trilhar,

Onde todos se irmanam

Para se ajudarem a caminhar.


Se juntos podemos conseguir

Aquilo que almejamos alcançar,

Por que continuarmos sozinhos

Disputando o primeiro lugar?

Não se trata de se fazer algo

Que só cabe ao outro realizar,

Mas daquilo que para ser feito,

Cada um deve se dispor a ajudar.


Amarildo Fernandes Rubia


6- Questões para encontrar suas respostas:


01- O que você já deixou de fazer por não ter encontrado alguém que lhe oferecesse ajuda?


02- Relate uma ocasião em que você poderia ter ajudado alguém a fazer algo que ele não conseguiu fazer sozinho.


03- Comente a frase de André Suhanov: “Companheirismo não é estar junto apenas, é também colaborar com o outro, para que juntos possam vencer os desafios.”


04- A seu ver, o que está impedindo as pessoas de cooperarem umas com as outras?


05- Cite algumas conquistas que você não teria alcançado se não tivesse tido a ajuda de outras pessoas.


06- Como você pode se tornar uma pessoa mais cooperativa?


07- Justifique por que a competição é prejudicial quando é adotada como um fim em si mesma.


Obs. Use o Blog para compartilhar suas considerações sobre sua vivência.







1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GRATIDÃO

PAZ

ALTRUÍSMO

Komentar


bottom of page